sábado, 8 de setembro de 2012

Possibilidade de intervenção que o professor deve fazer para a criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

Olá hoje no blogger teremos um texto dissertativo argumentativo sobre: "A possibilidade de intervenção que o professor deve fazer para a criança que está no processo inicial da construção do conceito de número" de própria autoria com base em pesquisas fundamentadas para desenvolver este trabalho. Espero que gostem:

Imagem de um professor realizado a mediação.


Quando falamos neste processo de haver a possibilidade de intervir no ensino aprendizagem do aluno, especialmente quando o aluno está no processo inicial da construção do conceito de número, pode surgi a seguinte dúvida “o aluno sabe ou aluno não sabe” “o aluno errou ou acertou”  Porém  sabemos que o acerto do aluno não é a garantia de conhecimento e muito menos o erro quer dizer que o aluno não saiba, desta forma se faz necessário uma avaliação individual para que possamos saciar  está dúvida.
                Falando no processo da aprendizagem inicial, sabemos que o aluno ele irá aprender através das interações sócias e situações concretas, Piaget nós prova em seus estudos que será a faixa etária que vamos trabalhar a matemática meramente necessitam destas condições. Quando ele está na educação infantil iremos introduzir os números ela estará no processo pré- operacional (2 anos à 5 anos) nessa fase as interações sociais fazem a maior diferença no processo, nesta fase a criança irá grava a imagem das coisas com nome ( simbolismo linguagem) assim o professor  irá mostra o número e a criança irá interiorizar, nesta fase a criança não será capaz de definir quantidade. Já quando falamos do operacional concreto( 6 anos à 12 anos) que será o ensino fundamental , as chamadas “situações concreta” entram em ação porque o aluno  a principio ele irá aprender através de situações concreta, ou seja, aquilo que está presente, que ele ver, toca ou senti . Situações imaginarias raramente irá levar o aluno ao resultado pretendido, claro isso na  etapa de inicialização da matemática.
                A matemática para que ela se torne clara e objetiva, precisa que seja ensinada por etapas, para que o aluno possa compreender seu processo,pois, o básico deve dar base para todos outros aspectos da matemática.
                Cada etapa é importante por tanto, o professor deve certificar-se que o conteúdo que ele ensinou foi apropriado pelo aluno individualmente, desta forma a intervenção do professor é fundamental, mas se faz necessário ter um olhar abrangente de como aluno vem adquirindo seus fundamentos.
                O  papel do professo é propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar,avaliar e sobretudo ajudar a resolver  “juntos”.
                Desta forma  o processo de intervenção se faz muito necessário, mas intervir é está junto com aluno e entender suas dificuldades, buscar históricos meramente compreender a sua singularidade.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário