Imagem de um professor realizado a mediação.
Quando falamos neste processo de haver a possibilidade de
intervir no ensino aprendizagem do aluno, especialmente quando o aluno está no
processo inicial da construção do conceito de número, pode surgi a seguinte dúvida
“o aluno sabe ou aluno não sabe” “o aluno errou ou acertou” Porém
sabemos que o acerto do aluno não é a garantia de conhecimento e muito
menos o erro quer dizer que o aluno não saiba, desta forma se faz necessário uma
avaliação individual para que possamos saciar está dúvida.
Falando
no processo da aprendizagem inicial, sabemos que o aluno ele irá aprender
através das interações sócias e situações concretas, Piaget nós prova em seus
estudos que será a faixa etária que vamos trabalhar a matemática meramente
necessitam destas condições. Quando ele está na educação infantil iremos
introduzir os números ela estará no processo pré- operacional (2 anos à 5 anos)
nessa fase as interações sociais fazem a maior diferença no processo, nesta
fase a criança irá grava a imagem
das coisas com nome ( simbolismo linguagem) assim o professor irá mostra o número e a criança irá
interiorizar, nesta fase a criança não será capaz de definir quantidade. Já
quando falamos do operacional concreto( 6 anos à 12 anos) que será o ensino
fundamental , as chamadas “situações concreta” entram em ação porque o
aluno a principio ele irá aprender
através de situações concreta, ou seja, aquilo que está presente, que ele ver,
toca ou senti . Situações imaginarias raramente irá levar o aluno ao resultado
pretendido, claro isso na etapa de
inicialização da matemática.
A matemática para que ela se
torne clara e objetiva, precisa que seja ensinada por etapas, para que o aluno
possa compreender seu processo,pois, o básico deve dar base para todos outros
aspectos da matemática.
Cada etapa é importante por
tanto, o professor deve certificar-se que o conteúdo que ele ensinou foi
apropriado pelo aluno individualmente, desta forma a intervenção do professor é
fundamental, mas se faz necessário ter um olhar abrangente de como aluno vem
adquirindo seus fundamentos.
O papel do professo é propor diálogos, plantão
de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias,
observar,avaliar e sobretudo ajudar a resolver
“juntos”.
Desta forma o processo de intervenção se faz muito
necessário, mas intervir é está junto com aluno e entender suas dificuldades,
buscar históricos meramente compreender a sua singularidade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário