terça-feira, 30 de outubro de 2012

A construção conceitual das operações.


   Ao ensinar as operações matemática aos alunos é preciso ensinar de formar que a criança veja sentido na aprendizagem e possam reutilizar os conhecimentos adquiridos.

   O professor deve apresentar situações problema, nas quais os alunos possam confrontar seu raciocínio com os colegas nas discussões em grupos, justificar suas escolhas e registrar suas hipóteses, buscando resolver situações-problemas com mais autonomia.

   É importante que antes de começar uma atividade o professor leia junto com os alunos um texto (preferencialmente relacionado à realidade das crianças) norteador das atividades.

   Relacione as situações do texto lido com as apresentadas nos desenhos animados e a influência que elas trazem no dia a dia das crianças.

 


 

Texto:

   A organização das Nações Unidas (ONU) gravou, durante sete dias seguidos, os desenhos animados supostamente inocentes transmitidos por seis emissoras de canal aberto da televisão brasileira.

   O levantamento dos dados detectou 1.432 cenas de violência nos desenhos desse período.Dos tipos de violência, a lesão corporal estava em primeiro lugar, com 57%; em segundo, o homicídio, com 30%.

   A tabela mostra a análise da programação das emissoras pesquisadas.

Programação total avaliada (em horas)
A  
B
C
D
E
F
 
166
 
 
149
 
159
 
160
 
143
 
135
Desenhos animados exibidos dentro da programação (em horas)
 
 
  12
 
 
   36
 
 
    4
 
 
    8
 
 
    5
 
 
    6
Porcentagem de horas de desenhos na programação total
 
 
  7,23
 
 
  24,16
 
 
  2,52
 
 
    5
 
 
  3,25
 
 
   4,44
Números de cenas de violência existentes nos desenhos animados
 
 
  259
 
 
  753
 
 
   31
 
 
  164
 
 
  160
 
 
  65
Números aproximados de cenas de violências a cada hora de desenho
 
 
  22
 
 
  21
 
 
    8
 
 
 
 
 
 
   21
 
 
    32
 
 
    11

 

Resolva as questões 1, 2 e3 em seu caderno.

1-    Segundo a pesquisa, quantas horas de programação, no total, foram avaliadas?

2-    Quantas horas de desenhos animado , no total, foram exibidas?

3-    Qual o número total de cenas de violência presentes nos desenhos animados a cada hora?

 

·         Nos últimos anos, vem aumentando o número de crianças obesas. Em 1995, o prato das crianças brasileiras era composto basicamente de arroz, feijão, carne e salada. Em 2005, tomaram espaço a batata frita e o hambúrguer.Nesse ano, 15 em cada 100 crianças brasileiras eram obesas.

 

a)    Complete as expressões:

 

·         Em 1995, 4 em cada 100 crianças brasileiras eram obesas.

·         Em 1995, 8 em cada--------- crianças brasileiras eram obesas.

·         Em 1995, 12 em cada-------- crianças brasileiras eram obesas.

·        Em 1995, 20 em cada-------- crianças brasileiras eram obesas.

 

b)    Agora complete estas:

 

·        Em 2005, 15 em cada 100 crianças brasileiras eram obesas.

·        Em 2005, ---- em cada 200 crianças brasileiras eram obesas.

·        Em 2005, 45 em cada-----crianças brasileiras eram obesas.

·        Em 2005, 150 em cada----- crianças brasileiras eram obesas.

 

·        O computador e a televisão vêm roubando o espaço das brincadeiras que exigem esforço físico. Por causa disso, 3 em cada 9 crianças brasileiras são sedentária. De acordo com esses dados, complete as expressões.

·        3 em cada 9 crianças são sedentárias.

·        -----em cada 18 crianças brasileiras são sedentárias.

·        12 em cada ----crianças brasileiras são sedentárias.

·        36 em cada ------ crianças brasileiras são sedentárias.

 

3- Segundo as estatísticas, a cada 5 minutos nascem, em média, 30 crianças no Brasil. Calcule quantas crianças, em média, nascem em:

a)     Uma hora       b) um dia      c) um mês

 

 

4-   Efetue as divisões, continuando as ordens decimais até obter um número natural, decimal exato ou periótico.use o processo da divisão que você achar mais fácil: longo ou breve.Deixe o algarismo registrado.

 

a)   222 : 22    b) 372 : 31    c) 165 : 13    d) 4.505 : 15    e) 3.230:16

 

5-   Encontre o maior divisor comum dos números 20 e 16.

 

a)   Quais são os divisores de 20?

D 20=

b)   Quais os divisores de 16?

D16=

6-   Identifique  os números que divide tanto o 20 quanto o 16, ou seja, os divisores comuns a 20 e 16.

 

a)   Os divisores comuns a 20 e 16 são:

b)   Qual desses divisores é o maior?

 

 

O menor múltiplo comum (m.m.c.)

 

 

7-   Encontre o menor múltiplo comum dos 2 e 3.

 

a)   Escreva os 10 primeiros múltiplos de 2 maiores que zero.

M2 =

b)   Escreva os 10 múltiplos de3 maiores que 0.

M3=

c)   Contorne os múltiplo comuns a 2 e 3.

Os múltiplos comuns são:

d)   Qual é o menor múltiplo comum de 2 e 3, ou seja, qual é o m.m.c.(2 e 3).

8-    Calcule o m.m.c. a partir dos múltiplos maiores que zero.

a)   M4 =                   b) M3

M5 =                                    M7

m.m.c.(4 e 5) =                            m.m.c.(3 e 7)=

 

 

 

 

Você sabe onde se localiza o Brasil?

Em novembro de 2007 foram divulgados os resultados de uma pesquisa que o instituto Ipsos realizou em 70 municípios brasileiros, para verificar se as pessoas sabiam localizar o Brasil no mapa-múndi.

A pesquisa revelou, porém, que 50% dos brasileiros são analfabetos cartográficos, isto é, não sabem localizar o próprio país no mapa-múndi. Dos brasileiros que sabem localizar o Brasil, 9% são do Ceará; 14%, do Pará; 23%, de SãoPaulo; 24%, de Brasília; e 24% do Rio Grande do Sul.

O desconhecimento em relação aos países é ainda maior: 82% dos brasileiros não sabem onde ficam os Estados Unidos;84%, onde fica a Argentina; 97%, onde fica a França; e 92%, onde fica o Japão.

1-    Escreva as expressões que indicam as porcentagens de brasileiros que sabem localizar o Brasil no mapa-múndi. Exemplo:

·         De 100 brasileiros que sabem localizar o Brasil no mapa-múndi, 9 são do Estado do Ceará.

a)    Pará                                        

b)    São Paulo

c)    Brasília

2-    Escreva as porcentagens das expressões da atividade anterior em

forma de fração e de números decimal, e faça sua representação no todo-referência.

a)    Ceará

 

 


 

 

Representação no todo-referência:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fração decimal correspondente:

 

 

Número decimal correspondente:

 

 

 

b)    São Paulo

 

Representação no todo-referência:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Fração decimal correspondente:
 

 

Número decimal correspondente:
 


 

3-    Escreva as porcentagens das expressões em forma de fração e de número decimal, e faça sua representação no todo-referência.

a)    Segundo a pesquisa, 50% dos brasileiros são analfabetos cartográficos.

 

Representação no todo-referência:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fração decimal correspondente:
 

 

Número decimal correspondente:

 

Escreva a porcentagem correspondente a cada fração ou número decimal.

a)    20%------------------- b) 15%--------------------- c) 45%------------------------

 

d)7%-------------------- e) 89%------------------ f) 13%---------------------------