Ao ensinar as
operações matemática aos alunos é preciso ensinar de formar que a criança veja
sentido na aprendizagem e possam reutilizar os conhecimentos adquiridos.
O professor deve
apresentar situações problema, nas quais os alunos possam confrontar seu
raciocínio com os colegas nas discussões em grupos, justificar suas escolhas e
registrar suas hipóteses, buscando resolver situações-problemas com mais
autonomia.
É importante que
antes de começar uma atividade o professor leia junto com os alunos um texto
(preferencialmente relacionado à realidade das crianças) norteador das
atividades.
Relacione as
situações do texto lido com as apresentadas nos desenhos animados e a
influência que elas trazem no dia a dia das crianças.
Texto:
A organização
das Nações Unidas (ONU) gravou, durante sete dias seguidos, os desenhos
animados supostamente inocentes transmitidos por seis emissoras de canal aberto
da televisão brasileira.
O levantamento
dos dados detectou 1.432 cenas de violência nos desenhos desse período.Dos
tipos de violência, a lesão corporal estava em primeiro lugar, com 57%; em
segundo, o homicídio, com 30%.
A tabela mostra
a análise da programação das emissoras pesquisadas.
Programação total
avaliada (em horas)
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
166
|
149
|
159
|
160
|
143
|
135
|
|
Desenhos animados
exibidos dentro da programação (em horas)
|
12
|
36
|
4
|
8
|
5
|
6
|
Porcentagem de
horas de desenhos na programação total
|
7,23
|
24,16
|
2,52
|
5
|
3,25
|
4,44
|
Números de cenas de
violência existentes nos desenhos animados
|
259
|
753
|
31
|
164
|
160
|
65
|
Números aproximados
de cenas de violências a cada hora de desenho
|
22
|
21
|
8
|
21
|
32
|
11
|
Resolva as questões 1, 2 e3 em seu caderno.
1- Segundo
a pesquisa, quantas horas de programação, no total, foram avaliadas?
2- Quantas
horas de desenhos animado , no total, foram exibidas?
3- Qual
o número total de cenas de violência presentes nos desenhos animados a cada
hora?
·
Nos últimos anos, vem aumentando o número de
crianças obesas. Em 1995, o prato das crianças brasileiras era composto
basicamente de arroz, feijão, carne e salada. Em 2005, tomaram espaço a batata
frita e o hambúrguer.Nesse ano, 15 em cada 100 crianças brasileiras eram
obesas.
a) Complete
as expressões:
·
Em 1995, 4 em cada 100 crianças brasileiras
eram obesas.
·
Em 1995, 8 em cada--------- crianças
brasileiras eram obesas.
·
Em 1995, 12 em cada-------- crianças
brasileiras eram obesas.
·
Em
1995, 20 em cada-------- crianças brasileiras eram obesas.
b)
Agora
complete estas:
·
Em
2005, 15 em cada 100 crianças brasileiras eram obesas.
·
Em
2005, ---- em cada 200 crianças brasileiras eram obesas.
·
Em
2005, 45 em cada-----crianças brasileiras eram obesas.
·
Em
2005, 150 em cada----- crianças brasileiras eram obesas.
·
O
computador e a televisão vêm roubando o espaço das brincadeiras que exigem
esforço físico. Por causa disso, 3 em cada 9 crianças brasileiras são
sedentária. De acordo com esses dados, complete as expressões.
·
3
em cada 9 crianças são sedentárias.
·
-----em
cada 18 crianças brasileiras são sedentárias.
·
12
em cada ----crianças brasileiras são sedentárias.
·
36
em cada ------ crianças brasileiras são sedentárias.
3- Segundo as estatísticas, a cada 5 minutos
nascem, em média, 30 crianças no Brasil. Calcule quantas crianças, em média,
nascem em:
a)
Uma hora b) um dia c) um mês
4- Efetue
as divisões, continuando as ordens decimais até obter um número natural,
decimal exato ou periótico.use o processo da divisão que você achar mais fácil:
longo ou breve.Deixe o algarismo registrado.
a) 222
: 22 b) 372 : 31 c) 165
: 13 d) 4.505 : 15
e) 3.230:16
5- Encontre
o maior divisor comum dos números 20 e 16.
a) Quais
são os divisores de 20?
D
20=
b) Quais
os divisores de 16?
D16=
6- Identifique os números que divide tanto o 20 quanto o 16,
ou seja, os divisores comuns a 20 e
16.
a) Os
divisores comuns a 20 e 16 são:
b) Qual
desses divisores é o maior?
O
menor múltiplo comum (m.m.c.)
7- Encontre
o menor múltiplo comum dos 2 e 3.
a) Escreva
os 10 primeiros múltiplos de 2 maiores que zero.
M2
=
b) Escreva
os 10 múltiplos de3 maiores que 0.
M3=
c) Contorne
os múltiplo comuns a 2 e 3.
Os
múltiplos comuns são:
d) Qual
é o menor múltiplo comum de 2 e 3, ou seja, qual é o m.m.c.(2 e 3).
8- Calcule o m.m.c. a partir dos múltiplos
maiores que zero.
a) M4
= b) M3
M5
=
M7
m.m.c.(4
e 5) =
m.m.c.(3 e 7)=
Você sabe onde se localiza o Brasil?
Em novembro de 2007 foram divulgados os resultados de uma
pesquisa que o instituto Ipsos realizou em 70 municípios brasileiros, para
verificar se as pessoas sabiam localizar o Brasil no mapa-múndi.
A pesquisa revelou, porém,
que 50% dos brasileiros são analfabetos cartográficos, isto é, não sabem
localizar o próprio país no mapa-múndi. Dos brasileiros que sabem localizar o
Brasil, 9% são do Ceará; 14%, do Pará; 23%, de SãoPaulo; 24%, de Brasília; e
24% do Rio Grande do Sul.
O desconhecimento em relação
aos países é ainda maior: 82% dos brasileiros não sabem onde ficam os Estados
Unidos;84%, onde fica a Argentina; 97%, onde fica a França; e 92%, onde fica o
Japão.
1-
Escreva as expressões que indicam as
porcentagens de brasileiros que sabem localizar o Brasil no mapa-múndi.
Exemplo:
·
De 100 brasileiros que sabem localizar o
Brasil no mapa-múndi, 9 são do Estado do Ceará.
a) Pará
b) São
Paulo
c) Brasília
2- Escreva
as porcentagens das expressões da atividade anterior em
forma de fração e de números
decimal, e faça sua representação no todo-referência.
a) Ceará
Representação
no todo-referência:
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Fração
decimal correspondente:
Número
decimal correspondente:
b) São
Paulo
Representação
no todo-referência:
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Fração decimal correspondente:
Número decimal correspondente:
3- Escreva
as porcentagens das expressões em forma de fração e de número decimal, e faça
sua representação no todo-referência.
a) Segundo
a pesquisa, 50% dos brasileiros são analfabetos cartográficos.
Representação no todo-referência:
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Fração decimal
correspondente:
Número decimal correspondente:
Escreva a porcentagem correspondente a cada fração ou
número decimal.
a) 20%-------------------
b) 15%--------------------- c) 45%------------------------
d)7%-------------------- e) 89%------------------ f)
13%---------------------------