sábado, 22 de setembro de 2012

Atividade de apropriação da lingagem dos números.


Essa é uma sugestão de ativadade para 5ºAno  é muito  simples de fazer elaborada por nós alunas de pedagogia, então fizemos um plano de aula simples.  
Fonte:http://teotonionews.com.br/site/?m=201107


PLANO DE AULA.

         Unidade escolar: EX: EMEIEF: Paulo Freire.
            Professor: Juliana; Elisabete; Fabiana; Núbia; Sandra.
            Turma: 5º Ano
            Curso: Fundamental.
            Componente curricular: Trabalhar o processo de numeração. Que faz parte das apropriações da linguagem para garantir a comunicação da humanidade.
Tempo: duas semanas de trabalho.
            Técnico de ensino: Elaboração, apresentação e prática.
            Assunto central: Matemática.
            Objetivos: Reconhece a importância dos números em nossa vida pessoal.
            Conteúdo: Iremos precisar dividir a sala em grupo de quatro ou cinco alunos cada grupo precisará ter estes materiais:
Uma Caixa de sapato
Cinco cartolinas
Canetinhas
Lápis de cor
Rotulo de produto (higiene, alimento, limpeza, diversos).
Tinta
Papel dobradura
 Folhetinho mercado
            Procedimentos: Nós iremos, iremos pintar a caixa ou embrulhar com papel dobradura. Em seguida iremos fazer com uma cartolina branca notas de dinheiro (real) diversas, em outra cartolina iremos fazer moedas (real) diversas.
            Depois de feito esses passos, vamos recriar produtos com os rotulo que os alunos trouxeram colando na cartolina.
Depois desta etapa os alunos terão que colocar preço nos produto.
            Desenvolvimento: Depois de criado toda estrutura para fazer um mini mercado, cada grupo irá ter sua caixa registradora então os alunos irão somar produto, multiplica produtos e subtrair e sabe dar o troco para o seu cliente, como no verdadeiro mercado.
            Lembrando que a professora terá que dar a oportunidade de todos serem caixa até mesmo para saber o conhecimento dos alunos, claro que essa atividade não necessita ser feita em um dia só. 
            Recurso de ensino: Material, Humano e Natural.
            Avaliação: A professora fará um acompanhamento na tarefa de caixa registradora de cada aluno, podendo interver, analisar e avaliar o desempenho de cada aluno.
 

sábado, 8 de setembro de 2012

Possibilidade de intervenção que o professor deve fazer para a criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

Olá hoje no blogger teremos um texto dissertativo argumentativo sobre: "A possibilidade de intervenção que o professor deve fazer para a criança que está no processo inicial da construção do conceito de número" de própria autoria com base em pesquisas fundamentadas para desenvolver este trabalho. Espero que gostem:

Imagem de um professor realizado a mediação.


Quando falamos neste processo de haver a possibilidade de intervir no ensino aprendizagem do aluno, especialmente quando o aluno está no processo inicial da construção do conceito de número, pode surgi a seguinte dúvida “o aluno sabe ou aluno não sabe” “o aluno errou ou acertou”  Porém  sabemos que o acerto do aluno não é a garantia de conhecimento e muito menos o erro quer dizer que o aluno não saiba, desta forma se faz necessário uma avaliação individual para que possamos saciar  está dúvida.
                Falando no processo da aprendizagem inicial, sabemos que o aluno ele irá aprender através das interações sócias e situações concretas, Piaget nós prova em seus estudos que será a faixa etária que vamos trabalhar a matemática meramente necessitam destas condições. Quando ele está na educação infantil iremos introduzir os números ela estará no processo pré- operacional (2 anos à 5 anos) nessa fase as interações sociais fazem a maior diferença no processo, nesta fase a criança irá grava a imagem das coisas com nome ( simbolismo linguagem) assim o professor  irá mostra o número e a criança irá interiorizar, nesta fase a criança não será capaz de definir quantidade. Já quando falamos do operacional concreto( 6 anos à 12 anos) que será o ensino fundamental , as chamadas “situações concreta” entram em ação porque o aluno  a principio ele irá aprender através de situações concreta, ou seja, aquilo que está presente, que ele ver, toca ou senti . Situações imaginarias raramente irá levar o aluno ao resultado pretendido, claro isso na  etapa de inicialização da matemática.
                A matemática para que ela se torne clara e objetiva, precisa que seja ensinada por etapas, para que o aluno possa compreender seu processo,pois, o básico deve dar base para todos outros aspectos da matemática.
                Cada etapa é importante por tanto, o professor deve certificar-se que o conteúdo que ele ensinou foi apropriado pelo aluno individualmente, desta forma a intervenção do professor é fundamental, mas se faz necessário ter um olhar abrangente de como aluno vem adquirindo seus fundamentos.
                O  papel do professo é propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar,avaliar e sobretudo ajudar a resolver  “juntos”.
                Desta forma  o processo de intervenção se faz muito necessário, mas intervir é está junto com aluno e entender suas dificuldades, buscar históricos meramente compreender a sua singularidade.  

 

BEM VINDOS.


Olá, sejam bem vindos ao blog Brincando com a matemática.
Este blog destina-se a toda faixa etária que se interesse por matemática, sendo todo o seu conteúdo LIVRE.  Em nosso blog vamos ter muitos conteúdos relacionados à matemática e descobrir que há uma maneira certa de se apropriar dela (matemática)Vamos trazer algo inovador e diferente, esperamos que apreciem com carinho, pois, é feito com amor.  Criticas, sugestões, dicas ou contato fale conosco por: ejns2013@gmail.com OU deixe comentários.